Coordenador : Rosemary Miguel Pires
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399178.2206.135522.10102023
Departamento/Setor: VMA
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : - alunos dos cursos de graduação da área de exatas (engenharias, Matemática, Física, Química, por exemplo) - professores de Matemática da educação básica e da educação superior; - indivíduos que gostam e se interessam por Matemática.
Local de atuação: Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda - UFF
Objetivo
-divulgação científica dos trabalhos de alunos e pesquisadores de diferentes áreas da Matemática, promovendo a troca de experiências entre eles; -oferecer minicursos e palestras especificamente voltados para professores do ensino fundamental e médio; -promover a integração dos professores da educação básica com os professores da educação superior; -despertar o interesse dos professores do ensino superior para a área de ensino em Matemática; -apresentar diferentes campos de pesquisa em Matemática; -comunicar os resultados de pesquisas recentes na área; -criar um espaço de debate, reflexão e intercâmbio entre professores de Matemática e alunos de graduação; -divulgar o Curso de Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Computacional; -motivar os alunos de Matemática mediante o conhecimento das potenciais áreas de atuação profissional
Resumo
O Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense tem como principais objetivos a divulgação de pesquisas realizadas em Matemática e Matemática Computacional, tanto de professores e pesquisadores do Departamento de Matemática, responsável pelo evento, quanto de outras instituições renomadas e capacitação de professores de Matemática da região através da oferta de minicursos específicos (Métodos ativos de ensino, Análise combinatória básica,Fazendo Matemática através de Resolução de problemas, por exemplo) além de palestras para divulgar e promover o gosto pela Matemática. Em sua programação são oferecidas palestras e minicursos com temas relacionados às diversas áreas da Matemática, além de apresentação de trabalhos de iniciação científica dos alunos de graduação. O evento é amplamente divulgado para que alunos de outras universidades e professores do ensino básico fundamental e médio participem das atividades. Ressalta-se a importância da realização de eventos científicos no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde os grupos de pesquisa existentes ainda estão se consolidando. Outro objetivo do Simpósio consiste em promover o encontro dos docentes do VMA com outros professores para conhecer as demandas da região referente ao ensino de Matemática. Em âmbito regional, o evento cumpre importante papel de divulgar e estimular a pesquisa em Matemática, além de melhorar e motivar o ensino da Matemática na região Sul Fluminense, dando oportunidade a alunos da região e professores de matemática atuantes em todos os segmentos de conhecerem nossas instalações e nossos projetos. O evento é gratuito e aberto a todos os estudantes, professores e interessados em Matemática.